Questão de Geologia

O acelerado avanço com que o sensoriamento remoto se desenvolveu em poucas décadas deve-se à revolução nos meios de se observar a Terra numa escala global e periódica, e na rapidez da monitoração dos fenômenos dinâmicos e das mudanças das feições terrestres. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE teve uma ação decisiva na consolidação do sensoriamento remoto como uma tecnologia de uso em escala nacional, projetando o Brasil como a nação pioneira no hemisfério Sul a dominar essa tecnologia. A respeito de características de sensores e produção de imagens de sensoriamento remoto e seus benefícios temos:

  • i. o processo de atualização da cartografia existente, desenvolvendo mapas e obtendo informações sobre áreas minerais, bacias de drenagem, agricultura, florestas.
  • ii. as previsões quanto ao planejamento urbano e regional, monitorando os desastres ambientais tais como enchentes, poluição de rios e reservatórios, erosão, deslizamentos de terras, secas.
  • iii. o uso de imagens de satélite como âncora para o Zoneamento Ecológico e Econômico de regiões onde a ação antrópica ainda não aconteceu de forma intensa, como no caso da Amazônia. Nesse exemplo, pesquisadores analisam uma área procurando identificar seus principais atributos físicos a fim de conhecer a vocação natural das paisagens e seu nível de suporte para desenvolvimento ou preservação.

A
I, II e III.
B
I, apenas.
C
II, apenas.
D
III apenas.
E
I e II apenas.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados