Questão de Anatomia e Fisiologia Veterinária
Levando-se em consideração que poliúria e polidipsia (PU/PD) se configuram como sinais clínicos muito frequentes das endocrinopatias caninas e felinas, assinale a alternativa INCORRETA.
A
Independentemente da presença de PU/PD, a densidade urinária de cães e gatos com diabetes mellitus, não tratados tipicamente, varia de 1,025 a 1,035, fato que deve ser atribuído à presença de grande quantidade de glicose na urina.
B
O hipoadrenocorticismo se apresenta como a única endocrinopatia não causadora de PU/PD, sendo o hiperadrenocorticismo o mais importante distúrbio adrenocortical causador desta desordem.
C
Densidade urinária tipicamente hipostenúrica ( 1,006) e severa manifestação de PU/PD são vistas em cães e gatos portadores de diabetes insípidos central absoluta, mesmo quando submetidos à desidratação (teste de privação hídrica).
D
Pacientes portadores de diabetes mellitus, cuja densidade urinária apresentar-se inferior a 1,020 (levemente hiperestenúrica) na presença de glicosúria, devem ser submetidos à investigação de outras desordens causadoras de PU/PD, tais como hiperadrenocorticismo e doença renal crônica.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!