O sexto princípio do Código de 1993 traz uma temática nova em relação aos códigos anteriores; ela diz respeito ao preconceito, à diversidade e à participação. Levando em conta esse princípio, como o profissional deve se portar, em seu cotidiano, diante de situações conflituosas de preconceito ou discriminação?
Escolha uma opção:
Ele deve recorrer a seus conhecimentos sociopolíticos e práticos, procurar se isentar de sua bagagem moral e optar por ações estratégicas de incentivo ao respeito, ao debate e à participação.
Ele deve garantir o pluralismo de ideias, mesmo que a expressão de algumas delas visem ao desrespeito e à discriminação do usuário.
Ele pode incorrer em questões objetivas limitantes quanto ao desejo de transformar uma situação, resultando em uma visão fatalista ou uma postura de inércia.
Ele deve se posicionar de modo a realizar uma prática libertadora, trazendo à tona valores morais interiorizados anteriormente pela cultura cotidiana burguesa.
Ao profissional cabe a concepção de universalização dos direitos sociais, políticos e civis, identificando a sua plena realização do projeto societário defendido pela categoria.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!