Questão de Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)

O exercício terapêutico é uma das ferramentas-chave que um fisioterapeuta usa para restaurar e melhorar o bem-estar músculo-esquelético ou cardiopulmonar do paciente. Cada terapeuta precisa ter uma fundamentação em conhecimentos e habilidades que possam ser usados para manejar a maioria dos problemas vistos nos pacientes. Desta forma, marque a alternativa incorreta:


O objetivo do movimento passivo é manter a integridade da articulação e dos tecidos moles; minimizar os efeitos das contraturas em pacientes neurológicos; melhorar a circulação e dinâmica vascular, aumentando o retorno venoso e a nutrição das cartilagens; diminuir a dor; auxiliar o processo de regeneração após uma lesão ou cirurgia.

Para aplicação da técnica dos exercícios passivos deve-se atentar para o número de repetições (quanto maior for o número de repetições maior será a eficácia da técnica), o ritmo dos movimentos (rápido), a velocidade do movimento (grande velocidade) e sempre combinar a direção dos planos e eixos e da contração muscular.

Para planejar um programa cinesioterápico é necessário uma boa avaliação da capacidade do paciente, propor metas e objetivos a serem alcançados e graduar os exercícios de acordo com a evolução do paciente.

O exercício ativo-livre é realizado dentro da ADM livre de um segmento, produzido por uma contração ativa dos músculos que cruzam aquela articulação.

Para realizar um exercício passivo para rotação interna do quadril o paciente deve estar em decúbito dorsal com flexão de quadril e joelho a 90 graus, o terapeuta segura a perna e o tornozelo do paciente fazendo movimentos em favor da ação muscular.

A
O objetivo do movimento passivo é manter a integridade da articulação e dos tecidos moles.
B
O exercício ativo-livre é realizado dentro da ADM livre de um segmento.
C
Para aplicação da técnica dos exercícios passivos, o ritmo dos movimentos deve ser rápido.
D
O número de repetições não influencia a eficácia da técnica.
E
Para planejar um programa cinesioterápico, é necessário graduar os exercícios de acordo com a evolução do paciente.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados