Com relação as características dos efluentes domésticos, marque Verdadeiro ou Falso:
( ) O tratamento de efluentes visa à melhoria da qualidade da água destinada a rios ou demais corpos hídricos, de forma a não afetar as características naturais desses ambientes. Esse processo ocorre nas chamadas Estações de Tratamento de Esgotos, ou ETEs, que têm como principais objetivos: reduzir a presença de partículas sólidas suspensas (sólidos suspensos); remover ou minimizar a concentração de compostos orgânicos biodegradáveis; inativar bactérias patogênicas; e reduzir a concentração de nutrientes no efluente tratado, de forma a evitar o processo de eutrofização no corpo receptor.
( ) Os compostos orgânicos biodegradáveis (avaliados de acordo com a demanda bioquímica de oxigênio, ou DQO) são fontes de carbono e nutrientes para os micro-organismos no corpo receptor, que irão utilizá-los para obter energia para seu crescimento e multiplicação. Esses compostos serão combinados com oxigênio pela ação microbiana, mas outros organismos presentes no corpo hídrico, como peixes e crustáceos, também necessitam desse elemento químico para sobreviver.
( ) Os principais nutrientes presentes em grandes quantidades nos efluentes são o nitrogênio e o fósforo, na forma de nitratos e fosfatos. O grande malefício causado por esses compostos ao corpo receptor está relacionado ao processo de proliferação de algas, também denominado de eutrofização. Essa proliferação leva ao acúmulo de matéria orgânica no meio, consumindo grandes quantidades de oxigênio e prejudicando a sobrevivência da fauna e flora locais.
( ) Os efluentes gerados em residências, comércios ou atividades urbanas devem ser previamente tratados antes de serem dispostos em um corpo hídrico receptor. Isso porque a carga orgânica e de poluentes químicos e biológicos é bastante elevada nesse tipo resíduo, podendo interferir no equilíbrio dos ecossistemas e na sobrevivência de plantas e animais que entrem em contato com esses compostos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!