As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, organização das atividades sociais, defesa contra predadores e diversos outros tipos de comportamento. O uso de substâncias químicas (semioquímicos) contendo tais odores permite a manipulação comportamental de grupos de pragas, sendo uma forma de controle frequentemente utilizada na agricultura. Sobre o controle por comportamento, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica da repelência consiste no uso de substâncias de baixo peso molecular, geralmente voláteis, sobretudo óleos vegetais, que atuam afastando as pragas da fonte produtora.
II- O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual, aumentando as chances de encontros e/ou agregação dos sexos, e consequentemente, facilitando o acasalamento das pragas.
III- O método da atração com plantas iscas consiste na utilização de partes da própria planta para atrair determinada praga. Isso ocorre, por exemplo, no uso de seções de pseudocaule da bananeira em formato de telha ou queijo visando ao controle do moleque-da-bananeira.
Assinale a alternativa CORRETA:
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!