Questão de Redação - Reescritura de texto

Qual das alternativas apresenta a interpretação CORRETA sobre o poema de homenagem à morte do filho?

A

INCORRETA. A referência a Deus no poema demonstra um apego do eu lírico à religiosidade, que o ajuda a refletir sobre a morte do filho. Para isso, ele utiliza palavras, como “Pomba” e “Astro”, para construir imagens metafóricas do filho enquanto era vivo. Logo, não idealiza os cenários naturais, mas faz referência a alguns elementos para comparar implicitamente a seu filho.

B

INCORRETA. O “Cântico do Calvário” é uma elegia, poema em que se homenageia um morto, para o filho do próprio poeta. Portanto, o texto não se refere à mulher amada nem ao ideal de beleza dela.

C

INCORRETA. Diferentemente da terceira geração romântica, que tem a manifestação das mazelas sociais como uma das principais características, na segunda geração romântica, Ultrarromantismo, o exagerado arrebatamento sentimental e a busca da morte são temáticas recorrentes. Portanto, nesse momento ainda não havia essa preocupação com a retratação crítica à elite brasileira.

D

CORRETA. No poema de homenagem à morte de seu filho, o poeta menciona, metaforicamente, a fatalidade à qual a criança foi acometida: “Pomba — varou-te a flecha do destino!”. Depois, tenta se conformar com a morte do filho por meio da esperança de reencontrá-lo após a morte, como nos últimos versos do poema, que prefiguram esse momento: “Brilha e fulgura! Quando a morte fria, / Sobre mim sacudir o pó das asas, / Escada de Jacó serão teus raios / Por onde asinha subirá minh’alma”. Assim, a morte, para o eu lírico, é uma salvação de seu sofrimento terrestre.

E

INCORRETA. Após a morte do filho, o eu lírico descreve sua tristeza e melancolia diante do fato. Assim, a expectativa dele é de também morrer, para, então, reencontrar seu filho. Logo, não há expectativa em viver bem na terra após esse acontecimento, mas sim de também morrer para encontrar seu ente querido.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados