Questão de Dietoterapia
Uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, diagnosticada três anos antes com diabete melito tipo II (DMII), procurou atendimento em serviço de saúde. A paciente apresentou massa de 82 kg, estatura de 162 cm e perímetro abdominal de 100 cm. Os exames laboratoriais revelaram hemoglobina glicada (HbA1c) de 8,5%, colesterol sérico de 220 mg/dL e triglicerídeos de 230 mg/dL. Esses exames apresentaram resultados semelhantes aos das avaliações anteriores, realizadas semestralmente desde o diagnóstico inicial.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos assinalando em cada opção verdadeiro ou falso:
A
A paciente em questão apresenta síndrome metabólica, cujo tratamento dietético tem semelhança com o recomendado para portadores de DMII.
B
Nesse caso, como estratégia complementar para reduzir a colesterolemia e a fração LDL da paciente, deve-se recomendar o consumo de esteróis de plantas e ésteres de estanol, substâncias que podem ser encontradas em óleos e azeites vegetais e que reduzem a absorção intestinal de colesterol biliar e dietético.
C
Apesar de o índice de massa corporal (IMC) ser compatível com obesidade, o valor da HbA1c revela que essa paciente tem conseguido manter o controle glicêmico.
D
Todas são verdadeiras.
E
Essa paciente apresenta características sugestivas de lipotoxicidade, processo que forma produtos estimuladores da síntese de óxido nítrico e da indução de apoptose celular.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00