Em O Federalista, artigos assinados por Publius (Alexander Hamilton, James Madison e John Jay), os autores defendem a nova Constituição da União (EUA, de 1787), que continha uma nova forma de governo, até então inexistente. Como os autores de O Federalista (LIMONGI, F. P. In.: WEFFORT, F. [org.] Os clássicos da Política) definem os princípios das repúblicas federativas modernas, a origem do poder e o exercício da soberania pelo Estado (escolha a alternativa correta):

A
“A Constituição proposta não é nem verdadeiramente federativa, nem verdadeiramente nacional, é um composto de ambas expresso através de controles bem definidos dos detentores de poder (freios e contrapesos). Ou seja, os princípios que lhe servem de base é a separação de poderes; a origem de seus poderes é a vontade do povo; a operação destes poderes é federativo; a extensão deles é nacional; a maneira de introduzir as reformas é inteiramente federativa”.
B
“A Constituição proposta não é nem verdadeiramente federativa, nem verdadeiramente nacional, é um composto de ambas; nos princípios que lhe servem de base é federativa; na origem de seus poderes é mista; na operação destes poderes é nacional; na extensão deles é federativa; na maneira de introduzir as reformas nem é inteiramente federativa, nem inteiramente nacional”.
C
“A Constituição proposta é verdadeiramente federativa e nacional, é um composto de ambas; nos princípios que lhe servem de base é federativa; na origem de seus poderes é nacional; na operação destes poderes é mista; na extensão deles é federativa; na maneira de introduzir as reformas é inteiramente federativa”.
D
“A Constituição proposta não é nem verdadeiramente federativa, nem verdadeiramente nacional, é um composto de ambas; é uma confederação que se relaciona unicamente com os Estados, sem estender seu raio de ação diretamente sobre os cidadãos (princípio federativo)”.
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!