As afirmativas seguintes se referem à bronquiolite viral aguda (BVA). Coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
Há evidências de que BVA se associa à sibilância recorrente e asma em longo prazo.
O diagnóstico de BVA requer a confirmação laboratorial, Raio x do tórax e, se viável, detecção do vírus por reação de cadeia de polimerase (PCR).
Em face de asma representar o principal diagnóstico diferencial de BVA, para todas as crianças hospitalizadas com BVA, estão indicados corticoides sistêmicos e beta2 adrenérgicos de ação rápida por via inalatória.
Os seguintes fatores: dificuldade de ingerir líquidos, frequência respiratória acima de 60 irpm, cianose, apneia e saturação transcutânea de oxigênio (Sat0₂) < 94%, isoladas ou combinadas, são indicativos de BVA grave e por conseguinte de internação hospitalar.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o anticorpo monoclonal palizumabe é indicado para uso em recém-nascidos prematuros menores de 28 semanas de idade gestacional durante o primeiro ano de nascimento com início no período de pré-sazonalidade de infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!