Atualmente, dispomos de vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de acordo com cada fase de análise. O Método da Simulação consiste em:
modelos matemáticos destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos a partir de um conjunto de hipóteses ou pressupostos.
um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica.
identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas. Funcionam como listagens de controle bidimensionais, uma vez que as linhas podem representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados.
diagnóstico por comparação de alternativas. As listagens de controle foram os primeiros métodos de avaliação. Têm como vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda que não identifiquem a dinâmica entre as características e os impactos. Existem quatro tipos de listas: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável.
um método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!