No que se refere à concordância, assinale a alternativa correta.
Em “[...] o silêncio tem muito a dizer, carregando em seu aparente vazio uma intensidade tamanha de sentimentos [...]”, a palavra em destaque está inadequada, uma vez que deveria estar no masculino (tamanho), devendo concordar com “vazio”.
Em “Temos que serenar a celeridade que intranquiliza os nossos corações, jogando fora bagagens sem as quais conseguiremos viver melhor.”, o termo em destaque não está adequado, pois, por concordar com “a celeridade”, deveria estar no singular.
Em “Silêncio, da mesma forma, pode significar desapego, libertação, livramento de amarras que nos impedem o caminhar tranquilo de nossa jornada.”, o verbo em destaque deveria estar no singular, para concordar com “livramento”.
No excerto “Nesses casos, o calar-se equivale ao crepúsculo moroso de nossa existência.”, o termo em destaque deveria estar no plural (equivalem), pois, nessa frase, sintaticamente, deve concordar com “Nesses casos”.
Em “O pensamento e a fala devem conviver harmonicamente”, o verbo em destaque está no plural por concordar, adequadamente, com o sujeito composto que o antecede.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!