Questão de História Econômica Brasileira
O nacional-desenvolvimentismo, como projeto de desenvolvimento que teria tido lugar no Brasil na década de 1950, foi objeto de intenso debate entre economistas e cientistas sociais. Tendo-se como expressão deste projeto o Segundo Governo Vargas (1951-1954), pode-se afirmar que o mesmo:
A
expressou os anseios do empresariado industrial nacionalista e que propunha um desenvolvimento autônomo, sem a presença do capital estrangeiro, como demonstra a criação da PETROBRAS e do BNDE neste período.
B
era sustentado politicamente pelos partidos governistas, PSD e PTB, não excluía o capital estrangeiro e incluía parte significativa dos proprietários agrários.
C
recorreu a uma retórica nacionalista radical para defender seus objetivos, embora se tratasse em essência de um projeto liberal e perfeitamente sintonizado como os interesses norte-americanos no Brasil.
D
vinculou-se politicamente ao populismo, propondo uma aliança com as massas urbanas e rurais emergentes, atendendo parcialmente suas reivindicações salariais mas impedindo sua sindicalização e as excluindo da política partidária.
E
defendeu reformas de base visando melhorar a distribuição de renda e os indicadores sociais do país, como na estrutura da terra e na área educacional, expressando como meta de longo prazo o socialismo.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!