O Estado, do ponto de vista fenomenológico, é apenas uma forma de organizar o poder. Nesse sentido, o poder é algo intrínseco e constitutivo do Estado, de modo que não há Estado sem poder e não há poder que perdure sem a organização de um Estado. Thomas Hobbes (1588-1679) defendia o princípio do poder indivisível, concentrado na pessoa do monarca, estando relacionado à função vital de manutenção da ordem e da integridade social em momentos críticos, em que não se pode deliberar e democratizar funções vitais de comando. Significa que, na prática, em muitas situações, um poder dividido significa um poder fragilizado. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Liberal está comprometido com poder centralizado nas mãos do mercado.
( ) O Estado Socialista está fundamentado na perspectiva hobbesiana, pois afirma a necessidade do poder concentrado em uma classe.
( ) O Estado Absolutista é uma resposta à fragmentação do poder e às intermináveis disputas entre o clero, a nobreza e as camadas mais baixas.
( ) Estado Democrático não é um modelo, mas é o único capaz de permitir que todas as pessoas, segmentos e ideologias tenham seus direitos representados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!