Questão de Geografia

Questão 3/10 - Geografia Agrária

Considere a citação abaixo:

"Definimos como período clássico da geografia rural brasileira, aquele compreendido entre a década de 1930 ao final da década de 1960, salientando que este momento teve maior frequência de estudos clássicos, ou seja, positivismos clássicos, indutivos, idiográficos..."

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Flamarion Dutra; FERREIRA, Enéas Rente. Estudos rurais e o pensamento geográfico brasileiro: do positivismo clássico ao neopositivismo. V Encontro de Grupos de Pesquisa: Agricultura, Desenvolvimento Regional e Transformações Socioespaciais. Acesso em 09 abr. 2017.

Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a influência do Positivismo na Geografia, considere as assertivas a seguir:

  • I. A influência do Positivismo na Geografia foi irrelevante, sobretudo, por que seus preceitos desconsideravam os aspectos sociais frente aos processos naturais.
  • II. Tendo a realidade como base do comportamento e do pensamento humano, pode-se afirmar que o positivismo, na Geografia clássica, traduziu-se por meio do determinismo geográfico.
  • III. O privilégio concedido aos processos naturais fez com que a realidade, observada e analisada pelo positivismo, ofuscasse os processos sociais e históricos que aconteciam nas áreas rurais da Europa e, posteriormente, também no Brasil.
  • IV. De acordo com as leis do positivismo, o pensamento e a razão humana moldam a realidade, impondo-lhe suas necessidades em busca da transformação social.

Agora, marque a alternativa que revela apenas as proposições corretas:

A
I e III
B
II, III e IV
C
I e IV
D
II e III
E
I, II e IV

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!