O reconhecimento de que existe uma história rica, complexa e necessária de ser estudada sobre os habitantes do Continente Americano, e que não seja apenas considerada a partir do contato com os imigrantes é, antes de tudo, uma tentativa de rompimento com a escrita da história colonizadora. A afirmação acima pode ser justificada por uma das alternativas abaixo:

A
Desde o final do século XIX, os livros de História favoreceram a descrição e compreensão do cotidiano dos povos indígenas americanos.
B
As pacíficas relações estabelecidas entres povos colonizados e colonizadores, promoveu um considerável desenvolvimento cultural na região da Mesoamérica, onde toda contribuição cultural era válida.
C
Comparando-se o desenvolvimento dos diferentes povos, é possível afirmar que os indígenas americanos estavam em um estágio de desenvolvimento inferior aos europeus.
D
Os povos pré-colombianos não possuíam riqueza cultural.
E
As inovações teóricas e metodológicas dos estudos históricos, nas primeiras décadas do século XX, estimularam a compreensão da realidade histórica dos povos ameríndios.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!