A leitura é um importante recurso para a formação do indivíduo, seja na educação formal ou informal. Por sua vez, na instituição escolar, o professor necessita considerar algumas estratégias, com a finalidade de chamar a atenção do leitor nos anos iniciais, como a ludicidade, por exemplo (MIZZUINI, 2019). Com isso, também pode ser considerada uma estratégia de incentivo à leitura literária por meio do desfrute:
Evitar a abordagem de textos literários de modo precoce. Por isso as crianças só devem iniciar o processo de interação com o texto literário apenas quando adquirirem total aquisição dos códigos linguísticos.
Optar pela seleção de textos literários que façam parte do universo do professor, cabendo apenas ao docente determinar a melhor obra para o processo de leitura, sem considerar o contexto histórico ou social dos alunos.
Solicitar que os alunos façam um resumo ou respondam fichas pedagógicas sobre as obras literárias abordadas durante a aula.
A abordagem de textos literários mais avançados para que os alunos evoluam mais rapidamente tanto na aquisição da linguagem formal como na interpretação crítica das obras.
A realização de rodas de leituras, por meio da utilização de brinquedos, fantasias que materializem a leitura para a criança.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!