Desde a infância, o indivíduo desenvolve crenças a seu respeito, ou em relação às pessoas ao seu redor e ao seu futuro.
Sobre essas crenças, podemos afirmar que

A
as crenças centrais são aquelas a respeito do self e do mundo e foram aprendidas na relação interpessoal, por isso podem revelar conteúdos distorcidos, uma vez que foram influenciadas socialmente.
B
as crenças podem ser classificadas em duas categorias: centrais e intermediárias. A primeira refere-se a ideias centrais do self que regem seus comportamentos. A segunda refere-se a ideias absolutistas do self que intermediam a relação com o mundo.
C
tanto as crenças centrais como as intermediárias, não podem ser alteradas com a terapia, uma vez que foram construídas na infância. Elas podem ser acessadas e compreendidas para melhor adaptação do indivíduo a sua realidade atual.
D
examinar os conteúdos das crenças torna-se tarefa central da terapia cognitiva. À medida que se descobre quais são as crenças centrais do indivíduo torna-se possível identificar e avaliar o conteúdo dos pensamentos automáticos.
E
as crenças centrais e intermediárias surgem porque as pessoas precisam organizar suas experiências para que possam se adaptar às situações.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!