Quando se estuda o comportamento dos clientes, entende-se que existe uma correlação direta entre dois compostos de marketing os 4 Ps e os 4 Cs. Neste sentido, o foco do marketing é o cliente e, para bem atendê-lo, é preciso proporcionar-lhe conveniência e boa comunicação sempre ao menor custo, para não pesar no orçamento do cliente, garantindo assim a realização do negócio. A tentativa de explicar o comportamento dos clientes a partir da comparação entre os 4 Cs (Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação) com os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) é uma boa ideia? E por quê?
Sim, é uma excelente idéia. Isso se deve ao fato de se estabelecer uma relação bem acertada entre eles, ficando o produto diretamente relacionado ao cliente, uma vez que a busca pela compra do produto visa solucionar uma necessidade, um desejo ou problema do cotidiano, por exemplo.
Não, trata-se de uma péssima ideia, pois não existe correlação. Não é possível vincular preço a custo, já que são exatamente a mesma coisa.
sim, é uma ótima ideia. Tal fato se deve à excelente relação do tempo praça com conveniência, já que é na praça que - geralmente – deve ser configurada as facilidades para o cliente, por exemplo, disponibilidade de produtos, proximidade de sua residência etc., porém, existe mais um ponto importante ao que se refere á conveniência, ela sugere também que os clientes sempre pagarão menos pelos produtos.
Não, trata-se de uma ideia muito ruim. Não é apropriado fazer analogias entre esses dois diferentes compostos de marketing, uma vez que um deles refere-se apenas a produtos físicos e o outro apenas ao comportamento das pessoas.
Sim, é uma ideia acertada. É apropriado que as explicações andem juntas, para facilitar até mesmo o desenvolvimento de estratégias de comercialização e vendas, mas há um contratempo a ser destacado: clientes e consumidores são sinônimos, portanto, envolver o produto ao cliente pode gerar muitas confusões e não fechar a venda.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!