A juvenilidade é uma etapa do desenvolvimento das plantas que possibilita que a função reprodutiva, como a produção de flores e frutos, ocorra apenas quando a planta tenha condições de sustentar essas demandas. Esse é um mecanismo natural de controle do desenvolvimento, sendo importante em muitas condições, inclusive na produção agrícola. Sobre a juvenilidade em plantas, analise as afirmativas a seguir:
I- A juvenilidade corresponde à fase de crescimento vegetativo, onde se desenvolvem as estruturas da copa, permitindo que a fase reprodutiva possa ocorrer sem comprometer as plantas.
II- Plantas anuais ou herbáceas apresentam longos períodos juvenis, enquanto espécies perenes e lenhosas possuem juvenilidade extremamente curta, permitindo a floração em poucas semanas.
III- A passagem da fase juvenil para a fase adulta envolve algumas mudanças nas plantas, como a capacidade de responder aos estímulos que ocasionam a diferenciação floral e a frutificação.
IV- Diversos fatores influenciam o período de juvenilidade como nutrição mineral, a exposição à radiação, a disponibilidade hídrica, a temperatura, a sanidade das plantas, entre outras condições.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!