Uma paciente com 60 anos de idade, 60 kg, no período pós-operatório (PO) imediato de cirurgia de esofagectomia, foi encaminhada à UTI sob ventilação mecânica invasiva (VMI), em assisto-controlada a volume, com pressão positiva final expiratória (PEEP) de 5 ext{ cmH}_2 ext{O}, com volume corrente (VC) de 6 ext{ mL/kg}, frequência respiratória (FR) de 14 ext{ irpm}, suficiente para manter a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2), e PaO2 dentro dos parâmetros de normalidade. Após as primeiras horas, a paciente encontrava-se com todos os parâmetros clínicos estáveis: consciente, eupneica, com manutenção da pressão arterial (PA): 120 imes 70 ext{ mmHg}. O exame gasométrico e o balanço hidroeletrolítico estavam compensados e dentro dos padrões da normalidade. Foi realizado o teste de respiração espontânea (TRE) e os testes preditivos, que apresentaram resultados satisfatórios, procedendo-se, então, à extubação. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Dentre os testes preditivos de desmame, podemos avaliar o índice de respiração rápida e superficial que é o volume corrente dividido pela frequência respiratória. Seu valor para proceder à extubação deve ser menor que 105.
II. Outro índice preditivo de desmame é o volume corrente, que deve ser maior que 5 ext{ mL/Kg}.
III. A capacidade vital menor que 10 ext{ mL/Kg} prevê um sucesso no desmame.
IV. O TRE pode ser realizado com tubo T ou pressão de suporte, com os seguintes valores: PS: 10 ext{ cmH}_2 ext{O}, PEEP: 5 ext{ cmH}_2 ext{O}, sens: 2 ext{ lpm} e ext{fiO}_2 ext{ } ext{<} ext{ } 40 ext{%}.
V. A PImax que avalia a força muscular inspiratória deve ser avaliada no processo de desmame e um valor de -35 ext{ cmH}_2 ext{O} garante força muscular suficiente para permanecer fora do tubo.
Estão corretos os itens:

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!