Considere o seguinte trecho de uma canção medieval: “Sempre tecidos de seda teceremos/ e não estaremos melhor vestidas/seremos sempre pobres e nuas/ e teremos sempre fome e sede/ [...] grande parte das noites ficamos acordadas/ e todo dia para isso/ ameaçam-no de nos moer de pancada/ nossos membros quando descansamos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TROYES, Chrétien de. Yvain ou le Chévalier au Lion (c.1180) Citado por LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC, 2002. p. 304.

O extrato apresentado faz parte do romance Yvain, O cavaleiro do Leão (escrito por volta de 1180, por Chrétien de la Troyes) e se refere às queixas das tecelãs da seda na Inglaterra. De acordo com o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, muitas mulheres, homens e crianças na sociedade urbana medieval conviveram com duras condições de trabalho e exploração. A respeito do tema, é correto afirmar:

A
A mulher operária, apesar de sofrer com as duras condições de trabalho, era bem vista pelos homens medievais.
B
A pobreza poderia vir não só da falta de trabalho, mas também de trabalho e esforço insuficientemente remunerados, que não garantiam a subsistência.
C
Muitos pobres se revoltaram contra o trabalho devido aos altos impostos cobrados sobre os produtos de luxo, como especiarias e tecidos finos.
D
Apesar de suas queixas, os trabalhadores das cidades se conformavam com sua situação, sendo os levantes e revoltas pouco comuns.
E
A cidade medieval representou um espaço e convívio pacífico entre ricos e pobres, apesar da exploração dos trabalhadores e da questão da pobreza.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!