O grande avanço da Teoria Macroeconômica surgiu com o livro A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, escrito por Keynes em 1936. Nele, Keynes não afirmava que
A
as economias capitalistas não tinham capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, surgindo então espaço para ação governamental através de políticas monetária e fiscal.
B
enquanto para os economistas, considerados por Keynes como clássicos, a ação governamental deveria restringir-se à produção dos chamados bens públicos, a partir de Keynes o governo tinha não apenas a oportunidade, mas também a necessidade de orientar sua política econômica para promover a plena utilização dos recursos disponíveis na economia.
C
o problema básico dos sistemas capitalistas é a não-coordenação das atividades, gerando ineficiências alocativas e de absorção dos fatores produtivos.
D
assim como a teoria clássica prevalecente, os preços e os salários não são perfeitamente flexíveis, com o que o pleno emprego de recursos não estaria garantido.
E
ao contrário da teoria clássica prevalecente, os preços e os salários não são perfeitamente flexíveis, com o que o pleno emprego de recursos não estaria garantido.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!