Estudos clínicos longitudinais demonstram que, após a extração dentária, o osso alveolar passa por um processo de constante remodelação, com significativa redução na altura e densidade dos maxilares. Essa redução é variável entre pessoas e entre regiões de uma mesma boca. A principal explicação para este fenômeno está no fato de que
A
o trauma local ocasionado pela compressão alimentar acelera a vascularização tecidual, resultando em maior nível de ativação de osteoblastos e levando à perda óssea nas regiões edêntulas.
B
o processo osteogênico depende da influência de fatores de crescimento e níveis ideais de vascularização sanguínea naturalmente comprometidos após uma exodontia e, portanto, há uma diminuição do processo de formação óssea local.
C
a remoção do elemento dentário elimina uma importante fonte de cálcio, ocorrendo uma liberação de cálcio das estruturas ósseas circunjacentes em resposta às necessidades metabólicas do organismo.
D
a fisiologia óssea também é controlada por fatores biomecânicos, portanto, os dentes transmitem forças compressivas e tensivas ao osso circunjacente e, quando são extraídos, ocorre, consequentemente, uma diminuição na densidade e volume ósseo.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!