De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma 'coisa' exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social:
A
identificar e analisar os fatores psicológicos padronizados que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo.
B
identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
C
identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
D
identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
E
identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os de mais membros do grupo ou sociedade.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!