Uma escola de Educação Infantil, a fim de qualificar e alinhar a ação pedagógica de sua equipe em consonância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (volume 3), promoveu um ciclo de estudos sobre o documento. Após as leituras e discussões entre os educadores, a equipe entendeu que deveria atualizar algumas de suas práticas com relação ao desenvolvimento da linguagem oral das crianças, a fim de manter maior coerência com o que preconizam as orientações do documento. Diante dessa intenção, combinaram adequadamente que adotariam a seguinte conduta pedagógica:

A
evitar ações educativas planejadas especificamente com a finalidade de desenvolver a linguagem oral, uma vez que esta corresponde a um processo natural que se dá em função da maturação biológica.
B
adotar uma intervenção direta focada no ensino da linguagem oral, a partir da apresentação progressiva de listas de palavras, entendendo que a aquisição da fala se dá de forma cumulativa e gradativa.
C
priorizar situações de silêncio e regularidade sonora, minimizando falas simultâneas e movimentações excessivas das crianças, a fim de criar um ambiente adequado para a aprendizagem das palavras e da nomeação de objetos, pessoas e ações.
D
falar de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito da criança, planejando a ação pedagógica de modo a criar situações de fala, escuta e compreensão da linguagem.
E
estabelecer uma maior aproximação com a linguagem das crianças, adaptando a própria fala à maneira de falar infantil e recorrendo a diminutivos e outros recursos que estimulem a língua própria da infância.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!