Questão de Educação Infantil

Yasbek, (2009), faz diversos apontamentos sobre os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social. Sobre essa temática assinale a alternativa incorreta.

A
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino: o tomismo e o neotomismo.
B
A legitimação do profissional, expressa em seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sociotécnica do trabalho, vai colocar o emergente Serviço Social Brasileiro frente à matriz positivista, na perspectiva de ampliar seus referenciais técnicos para a profissão.
C
É na relação com a Igreja Católica, que o Serviço Social Brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais, orientando-se por posicionamento de cunho humanista conservador, contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja, face à “questão social”.
D
O conservadorismo católico, que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social Brasileiro, começa, especialmente, a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social Norte-americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista.
E
A relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social Brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista não vai imprimir à profissão caráter de apostolado e não vai tratar a “questão social” como problema moral e religioso.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados