Questão de Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)
No caso clínico 1, considere que foi observado que a paciente apresenta pronação excessiva do pé direito durante a fase de apoio da marcha, incluindo déficit e atraso de supinação:
Considere as afirmações abaixo:
- A pronação excessiva pode ser resultante de baixa rigidez passiva de tecidos rotadores externos do quadril e fraqueza de músculos rotadores externos e abdutores do quadril.
- O paciente pode apresentar o membro inferior em rotação externa excessiva durante a fase de apoio, sem que o pé esteja excessivamente abduzido em relação ao solo.
- O paciente pode apresentar a perna em rotação externa excessiva devido à presença de torção tibial externa, com o pé excessivamente abduzido em relação ao solo, o que pode trazer sintomas relacionados à rotação interna excessiva de quadril.
- A pronação excessiva do pé direito pode ser resultante de pobre impulsão no membro esquerdo devido à fraqueza de flexores plantares do tornozelo esquerdo ou à pronação excessiva temporal no pé esquerdo e de fraqueza dos músculos rotadores de tronco que fazem a rotação do tronco para a esquerda.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00