Considere o caso a seguir. M., 24 anos, apresenta como queixa uma série de fatores: melasma pelo rosto, excesso de peso e flacidez generalizada. Mesmo pesando 60 quilos, distribuídos proporcionalmente em seus 1,65 de altura, e apresentando manchas quase imperceptíveis no rosto, ela busca tratamento estético facial e corporal.
Diante do caso apresentado, considere as alternativas a seguir, tendo como critério o código de ética dos profissionais da área de Estética.
Considera suas queixas infundadas e a encaminha para o atendimento psiquiátrico com urgência, a fim de que ela possa ser orientada por um profissional habilitado.
Realiza todos os procedimentos usuais, como a anamnese e a avaliação corporal, orienta a uma dieta e ao uso de protetor solar e a parabeniza pelos cuidados com a aparência.
Atenta-se para a queixa e realiza, como prognóstico, procedimentos a partir dos quais ela possa alcançar o que deseja, já que a satisfação do cliente é a melhor propaganda para o profissional.
Conversa com ela, atentando-se para as suas queixas e admitindo a existência de dismorfia corporal, sendo, portanto, necessário o acompanhamento psicológico para lidar com essa questão.
Ouve a queixa, realiza a anamnese e a avaliação corporal, mostra, de forma amigável, que esse excesso de cuidado pode ser caracterizado como um transtorno e que, talvez, deva considerar uma visita a um especialista.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!