Questão de Fertilidade do Solo
De acordo com o teste de Tukey, no nível de 5% de probabilidade, tem-se: Os clones Fx 86, Fx 4109 e Fx 516 não diferiram estatisticamente entre si, porém diferem dos demais, e apresentaram um desenvolvimento transversal do tronco inferior a todos os outros clones de seringueira avaliados.
A
O valor de Y é colocado no quadro auxiliar da análise da variância, no lugar da parcela perdida, os cálculos são refeitos e a análise da variância é feita da maneira usual, tomando-se o cuidado, porém, de se diminuir 1 GL do Resíduo, correspondente à parcela perdida.
B
Como a SQ Tratamentos fica ligeiramente superestimada, isto é, obtém-se um valor pouco acima do correto (daquele que se deveria obter) deve-se, então, proceder à correção desta soma de quadrados subtraindo-a do valor de U dado pela fórmula: U = \frac{2(1)}{1 - B} - \frac{t Y}{t t} .
C
Em testes de Tukey, de Duncan ou SNK, as fórmulas a serem usadas na comparação da média do tratamento que perdeu uma parcela com uma média qualquer devem ser, respectivamente: q = \frac{(Y_s)^2}{\Delta}, \quad z_D = (Y_s)^2, \quad q_{SNK} = (Y_s)^2.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00