Questão de Cardiologia e Alterações Vasculares
Pacientes com insu ciência cardíaca são comuns na Atenção Primária à Saúde e o(a) médico(a) de família e comunidade deve estar preparado(a) para manejar essa condição de saúde em seu dia a dia.
Em relação à abordagem inicial do paciente com suspeita de Insuficiência Cardíaca, podemos afirmar que:
A
as informações obtidas peia anamnese não são úteis para o diagnóstico da insuficiência cardíaca, já que dependem da capacidade dos pacientes contarem seus sintomas de forma confiável.
B
os achados classicamente descritos para o exame físico de pacientes com insuficiência cardíaca tem alta sensibilidade, sendo sua ausência um critério confiável para se excluir a possibilidade de insuficiência cardíaca.
C
o ecocardiograma não é necessário para o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca, mas deve ser solicitado na abordagem inicial desses pacientes para diferenciar entre as formas com e sem fração de ejeção preservada.
D
o eletrocardiograma e a radiografia de tórax não tem utilidade para a abordagem da suspeita de insuficiência cardíaca por serem exames com baixa especificidade, devendo ser substituídos pelo ecocardiograma.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00