A obra Era dos extremos, de Eric Hobsbawm, trata, no capítulo 10, da revolução social ocorrida entre 1945 e 1990. Neste contexto, o historiador mostra, em relação às mulheres, que elas

A
viveram uma situação paradoxal em razão de alguns avanços fundamentais, caso da sua crescente presença no desenvolvimento científico e, ao mesmo tempo, houve uma gradativa perda de direitos civis e de acesso ao poder político.
B
passaram a ser maioria entre pequenos proprietários camponeses, em quase todas as regiões do mundo, assim como na classe operária, mas o direito político pleno apenas foi amplamente efetivado ao final dos anos 1990.
C
se tornaram maioria entre estudantes das escolas básicas nas nações ricas e em alguns países emergentes, ainda que o acesso ao ensino superior tenha sido muito dificultado por uma série de leis que não permitiam a presença de mulheres.
D
entraram em massa no mercado de trabalho e ampliaram enormemente a presença na educação superior, provocando em alguns países ocidentais, um forte reflorescimento dos movimentos feministas a partir dos anos 1960.
E
experimentaram significativas conquistas em vários campos, especialmente nas chamadas nações do Terceiro Mundo, enquanto em vários países do mundo desenvolvido houve um retrocesso em relação aos direitos políticos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!