Questão de Engenharia de Produção

12-(ENADE, 2011) Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra. Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso:

A
Sensibilizar a sociedade para a reprodução das práticas e técnicas características das manifestações culturais regionais do nosso país, promovendo uma forma de mecanização das tradições e de valorização de novas propostas culturais.
B
Exercitar o espírito cidadão, tornando-o mais ativo no processo de reconhecimento e conservação dos bens materiais em detrimento dos bens imateriais, sendo estes desnecessários à cultura contemporânea.
C
Recolher provas da importância da obra ou do objeto que será mantido em um museu para ser contemplado, pois só assim é possível preservar os bens materiais.
D
Reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas e danças populares, formas de expressão e vestuário, como fonte do patrimônio e da cultura imaterial.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!