Questão de Pedagogia

Mariana é diretora de uma escola municipal e está preocupada com as manifestações de preconceito e intolerância que estão ocorrendo na sua unidade escolar. Alice Itani (In AQUINO, 1998) afirma que o preconceito faz parte de nosso comportamento cotidiano. Frequentemente nos defrontamos com atitudes preconceituosas, seja em atos ou gestos, discursos e palavras. A sala de aula não escapa disso. E trabalhar com essa questão, ou mesmo com a intolerância, não está dentre as tarefas mais fáceis do professor. De acordo com a autora,

A
tolerar é admitir a liberdade de existência do outro, o direito desse outro ser diferente de mim, seja na maneira de pensar, de agir, de crer e, enfim, da liberdade de ser.
B
por ser uma sociedade nova, contando com nada mais do que um século como nação, a sociedade brasileira pode ser considerada menos rígida do que as sociedades tradicionais.
C
nossa atitude de preconceito está enraizada em representações sociais estáticas. As noções, os valores e as imagens são consolidados na primeira infância.
D
a transmissão da diferença é necessariamente uma prática negativa no processo educativo. Afirmar a diferença traz como consequência a destruição do outro; é papel da escola afirmar a igualdade.
E
a prática da tolerância é, sobretudo, um aprendizado que se realiza no cotidiano do processo educativo. É preciso admitir que o outro existe, reconhecendo-o como igual a mim.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!