2-Considerando que a Lei nº 10.436/2002 dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, leia o texto abaixo: “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Nesse contexto, deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Além disso, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. Contudo, a Libras não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.” Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.
O excerto está parcialmente correto, pois a Libras não tem estrutura gramatical própria.
O excerto está parcialmente correto, pois as concessionárias de serviço público não são obrigadas a apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação.
O excerto está parcialmente correto, pois a Libras pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
O excerto está parcialmente correto, pois não se pode definir a Libras como um sistema linguístico, já que não é utilizada a voz para a comunicação.
O excerto está completamente correto.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!