De acordo com Libâneo (2013), o ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos. Portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente. De acordo com o autor, a avaliação é a aliada indispensável de toda e qualquer ação, cujo destino final é produzir resultados positivos. Neste sentido, é INCORRETA a afirmação de que:
A
A avaliação operacional apresenta-se como um recurso metodológico através do qual se qualifica alguma coisa (pessoa, grupo de pessoas, instituições, resultados de uma ação, produtos), comprometida com o projeto que deu forma a esse produto ou que configura os resultados que estão sendo construídos.
B
A avaliação operacional é um recurso a serviço de um projeto. Historicamente, aprendemos a utilizar os exames de forma independente dos projetos escolares e, hoje, temos dificuldades em compreender e praticar a avaliação articulada com o projeto de ação, à medida que estamos comprometidos com o senso comum anterior, no qual fomos formados, seja como cidadãos, seja como profissionais da educação.
C
O ato de avaliar subsiste por si e não necessita estar a serviço do projeto ao qual está atrelado. Suas definições e seus instrumentos não necessitam ser configurados em conformidade com as delimitações do projeto ao qual serve.
D
O ato operacional de avaliar os resultados de uma ação, constitutivamente, está comprometido com o projeto dessa ação que, por sua vez, está articulado com as finalidades mais abrangentes da vida social ou das instituições nas quais o projeto em execução foi concebido e está sendo executado.
E
Um sistema de avaliação da aprendizagem, para ser significativo, não pode estar focado exclusivamente sobre o educando individual que revela a sua aprendizagem, mas também sobre o sistema de ensino que revela a sua eficiência em cumprir o que promete, a aprendizagem dos educandos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!