Um dos assuntos mais discutidos durante os meses de junho a setembro no Brasil são as queimadas. O fogo ocorre em nossas matas tanto por causas naturais (raios), quanto pela intervenção do homem. Considere as afirmativas e marque a INCORRETA.
Embora a temperatura do ar aumente muito durante uma queimada, a temperatura do solo, 2 a 5 cm abaixo da superfície, eleva-se somente poucos graus. Assim, os sistemas radiculares mais profundos das plantas ficam protegidos e, mais tarde, rebrotam com facilidade.
As queimadas podem estimular a produção do fitocromo, hormônio vegetal que induz a floração de algumas espécies favorecendo a polinização cruzada.
No Cerrado, um ecossistema brasileiro que convive com o fogo há milhares de anos, ocorre um aumento de diversidade logo após a queimada, o que certamente facilita a sobrevivência de animais, já que mais alimento fica disponível.
A prática das queimadas determina a destruição dos microorganismos e da cobertura vegetal que forma o húmus.
A longo prazo, o fogo pode ser um fator de empobrecimento do solo, pois muitos elementos são retirados do ambiente quando se volatilizam e são transportados na fumaça.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!