Questão de Engenharia de Software

O bebê desenvolve ações reflexas que se organizam conforme a orientação céfalo-caudal e próximo-distal. Nos quatro primeiros meses de vida, o bebê aprende a controlar os músculos oculomotores. Entre o terceiro e quinto mês, controla músculos que lhe permitem equilibrar a cabeça e, a partir dos cinco até dez meses, o bebê terá maior controle dos músculos do tronco, o que permitirá enfrentar o desafio de se pôr em pé e caminhar. Aos poucos, se desenvolvem: força, destreza e autonomia nos movimentos.

Considerando a abordagem psicobiológica e, nesse sentido, o papel do corpo e do movimento no desenvolvimento do bebê, avalie as afirmacoes abaixo:

  • I. O desenvolvimento neurológico céfalo-caudal, ou seja, um desenvolvimento da cabeça em direção as mãos, é fundamental para o desenvolvimento das habilidades manuais.
  • II. Manipular objetos e desenvolver aspectos viso-motores e táteis representam a possibilidade de desenvolvimentos cognitivo-afetivos que acompanham essas ações.
  • III. O desenvolvimento próximo-distal, isto é, do centro do corpo para as extremidades do corpo, é fundamental para as habilidades locomotoras, como a marcha e, assim, para a noção espacial.
  • IV. A estruturação tônico-postural, a elevação do corpo contra a gravidade, estabilizações corporais estão reunindo condições neurológicas e corporais importantes ao desenvolvimento do bebê.

A
I e III, apenas.
B
I e II, apenas.
C
III e IV, apenas.
D
II e III, apenas.
E
II e IV, apenas.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados