O ameloblastoma é um tumor odontogênico com frequência relevante e com capacidade de causar grandes destruições. Assinale a alternativa correta a respeito desse tumor.

A
A forma de apresentação clínico e radiográfica é dividida em três: sólido convencional ou unicístico (cerca de 86% de todos os casos); multicístico (cerca de 13% de todos os casos) e periférico (variante extraóssea com cerca de 15 de todos os casos). Todos com predileção pela mandíbula em relação à maxila.
B
O ameloblastoma sólido convencional pode apresentar diversos padrões histológicos. Os padrões folicular e desmoplásico são os mais comuns. Os padrões acantomatoso, de células granulares, plexiforme e de células basais são os menos frequentes, sendo os mais difíceis de responder ao tratamento.
C
O ameloblastoma unicístico acomete em mais de 90% dos casos a mandíbula, usualmente na região de pré-molares, caninos e incisivos. Geralmente é assintomático, podendo causar aumento de volume indolor nos ossos gnáticos. Em imagem radiográfica, pode ser confundido com um cisto dentígero.
D
O ameloblastoma periférico é uma lesão indolor geralmente localizada na mucosa gengival ou alveolar, não ulcerada.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados