Questão de Fisiologia Vegetal

Um dos processos que levam à intensificação do efeito estufa, impactando o sistema climático planetário, é o aumento na concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o mais abundante gás de efeito estufa, em torno de 413 ppm (partes por milhão). Essa concentração ainda está abaixo da saturação para a maioria das culturas agrícolas, o que pode cogitar que aumentos adicionais na concentração desse gás poderiam aumentar suas produtividades. Contudo, tais concentrações podem elevar os extremos de temperatura com efeitos danosos às plantas, especialmente pela diminuição das taxas fotossintéticas, que tendem a se reduzir a partir de temperaturas como 25 ext{ °C} até 40 ext{ °C} quando são interrompidas. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

A
Modelos de cultura que simulam o efeito combinado do aumento de temperaturas e da concentração de CO2 na atmosfera sugerem maiores aumentos nas produtividades das plantas do tipo C4 em relação às produtividades das plantas do tipo C3.
B
A elevação das temperaturas irá impactar indistintamente quaisquer regiões e culturas, uma vez que esse aumento vai acarretar no aumento da evapotranspiração que, por seu turno, irá aumentar a deficiência hídrica e o risco climático.
C
Modelos preveem que o efeito fertilizador da maior concentração de CO2 na atmosfera pode induzir aumentos na produtividade para as plantas do tipo C3 mas não para as do tipo C4.
D
Elevações nas temperaturas podem aumentar, gradualmente, a fotossíntese em plantas C3 e, assim, aumentar na mesma medida a produção de biomassa.
E
A diminuição das áreas com risco de ocorrência da geada, devido ao aumento das temperaturas, poderá fazer com que regiões hoje com consolidada agricultura de clima temperado e subtropical sejam levadas a processos de degradação econômica, visto não ser possível o desenvolvimento de uma agricultura compatível a essa nova realidade climática.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados