É possível estabelecer uma relação entre o uso de trabalho escravo africano e os tipos de exploração desenvolvidos na América Ibérica?

A

Sim. O trabalho escravo foi usado com maior intensidade na América portuguesa em razão da ausência imediata de metais preciosos. Assim, a agricultura de plantation se tornou a maior fonte de riqueza da colônia.

B

Não. Sendo um tipo de trabalho muito produtivo, a escravidão africana foi aplicada com a mesma intensidade, independentemente de região e de produção.

C

Não. Tanto na América portuguesa quanto na América espanhola o uso do trabalho indígena foi praticamente o mesmo. Pouco desenvolvido e de pouca duração. Assim, espanhóis e portugueses usaram trabalho escravo em grande escala desde cedo.

D

Sim. Pois a experiência portuguesa nas ilhas atlânticas não se comparava à experiência espanhola na apropriação de trabalhos como a mita e a encomienda.

E

Sim. Por isso a escravidão indígena foi muito mais forte na América Portuguesa, enquanto na América Espanhola os indígenas foram inseridos em um suave regime de trabalho livre.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!