Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

918 questões encontradas para "análise sintática"(exibindo 10)

Página 1 de 92

Atente para a seguinte informação: “Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos”. Considerando estas informações e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito oração, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma oração simples:

A
Que chuva forte!
B
Que beleza!
C
O lanche estava delicioso.
D
Cada macaco no seu galho!
E
Casa de ferreiro, espeto de pau

06. Sobre ANÁLISE SINTÁTICA, assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA.

A

“É o que mostra a pesquisa” – neste período, o sujeito do verbo sublinhado encontra-se posposto ao verbo, sendo classificado como sujeito simples, a pesquisa.

B

“...durante a refeição em família que mais se presta atenção à qualidade alimentar.” – os termos sublinhados completam o sentido do verbo “presta”.

C

“Uma dica importante: para se beneficiar de tudo de bom...” – o verbo beneficiar exige complemento sem ser regido de preposição.

D

“Tem de ser a hora de compartilhar experiências de forma gostosa...” – o termo sublinhado é sujeito do verbo compartilhar.

E

“É o que mostra a pesquisa O poder das refeições, realizada pela Unilever...” – os termos sublinhados complementam o verbo “realizar”, sendo classificados como objeto indireto.

Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, em relação aos gêneros, assinale a alternativa correta.

A
Os gêneros são formas textuais típicas de usos discursivos da língua com as quais organizamos nossa prática social.
B
Os gêneros são textos estáticos que copiamos para podermos nos comunicar sem erros.
C
Os gêneros são tipos textuais que empregamos para narrar, descrever ou argumentar.
D
Os gêneros são criados pelos gramáticos para que se evite a redação de textos incoerentes.
E
Os gêneros estão fora do contexto histórico e interativo da sociedade pois são a-históricos.

Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática em relação ao chat, assinale a alternativa correta.

A
O chat é uma ferramenta de interação síncrona, quer dizer, emissor e destinatário fazem contato on-line ao mesmo tempo.
B
O chat ou bate–papo é realizado por interlocutores que estão no mesmo local, em horários diferentes.
C
O chat é on-line e seus participantes devem ter a mesma nacionalidade.
D
Num chat, a conversa é sempre oral, não há espaço para a escrita ou imagens.
E
Para fazer um chat, as salas de bate-papo não possuem critérios para grupos específicos.
Considere as informações que seguem: “Na perspectiva de uma didática voltada para a produção e interpretação de textos, a atividade metalinguística deve ser instrumento de apoio para a discussão dos aspectos da língua”. Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre as funções gramaticais e o texto, é correto afirmar que:
A
Nas aulas de língua portuguesa, deve-se trabalhar com frases soltas para que o aluno compreenda frase, oração e período.
B
Nas aulas de língua portuguesa, é preciso trabalhar com os aspectos da língua partindo sempre de um texto.
C
Para ensinar gramática, é importante escolher um texto, embora não seja necessário trabalhar a compreensão e a interpretação desse texto.
D
Para as aulas de língua portuguesa, é importante que se escolha um texto por aula que aborde todos os aspectos gramaticais normativos, para que assim o ensino de gramática seja completo.
E
Não é aconselhável, nas aulas de língua portuguesa, trabalhar com mais de um texto, pois, assim, os alunos não assimilam os conteúdos gramaticais.

Conforme visto na unidade 2 do livro, na análise sintática gerativista, conforme Kenedy e Othero (2018), como forma de sinalizar os elementos que compõem o estudo da sentença, o sintaticista deve empregar algumas marcações – representadas por símbolos – para identificar a estrutura sintática e os fenômenos que caracterizam as suas operações formais. Esses símbolos são:

A
colchetes, asterisco e interrogação.
B
parênteses, asterisco e interrogação.
C
parênteses, setas e exclamação.
D
colchetes, setas e interrogação.
E
colchetes, setas e asterisco.

Em relação à análise sintática, marque a alternativa em que a oração "A menina comprou uma blusa" apresenta o sujeito correto:

A
Sujeito indeterminado.
B
Sujeito simples.
C
Sujeito composto.
D
Sujeito elíptico.
E
Sujeito agente.
Levando em consideração o texto dado e os conteúdos abordados nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o adjunto adnominal, assinale a alternativa que contém uma oração cujos adjuntos adnominais estão corretamente destacados.
A
Os fogos iluminavam a praia.
B
Os fogos de artifício iluminaram a praia.
C
A visita dos pais deixou os filhos felizes.
D
Os jardineiros cultivam as flores.
E
As pipas coloridas voavam.

A análise sintática examina a estrutura do período, divide e classifica as orações que o constituem e reconhece a função sintática dos termos de cada oração. A esse respeito, avalie o que se afirma sobre as seguintes passagens transcritas do texto.

I. Em “... a língua não é imexível, como disse o outro.” (5§), os termos “imexível” e “o outro” desempenham a mesma função sintática.
II. No período “... e ninguém mais joga bem, mas faz um bom jogo...’” (2§), há uma oração principal e outra subordinada.
III. Na frase “... nem ele conseguiu que elas respirassem fora dos seus livros.” (4§), a segunda oração funciona como objeto direto.

A
I.
B
III.
C
I e II.
D
II e III.

Assinale a alternativa que apresenta correta análise sintática do termo sublinhado.

A
Se as famosas listas dos “dez mais” ainda estivessem na moda. (adjunto adverbial)
B
Como você pronuncia: gratuito, circuito, fluido? (adjetivo)
C
Três palavras com terminações semelhantes teriam lugar garantido no capítulo da pronúncia errada. (sujeito simples)
D
A pronúncia das palavras é estudada pela prosódia. (aposto)
E
Faça o teste. (adjunto adnominal)