Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
1.337 questões encontradas(exibindo 10)
O curso aborda as dificuldades de administração do trabalho e tempo nos gabinetes de parlamentares. Julgue a afirmativa que não é verdadeira. Escolha uma opção:
Uma dificuldade muito comum em ambientes políticos é a fraca assertividade e a consequente dificuldade de dizer “não”. No gabinete, perde-se muito esforço e tempo em situações dessa natureza.
É dispensável saber que falar a verdade ao cidadão com empatia, ou seja, colocando-se no lugar de quem necessita, é gesto de grandeza política que de nenhuma forma prejudica a imagem do parlamentar, ou do mandato.
É melhor dizer “não” do que alimentar esperanças que não serão atendidas, o que gera frustração e sentimento de abandono político, especialmente em se tratando de eleitor.
É comum o cidadão chegar ao gabinete com um pedido impossível de ser atendido, dizendo ter sido enviado pelo próprio parlamentar. Muitas vezes, o político encaminha ao gabinete apenas para livrar-se da situação de momento e delegar à outra pessoa a tarefa de dizer 'não'.
A imunidade parlamentar é uma proteção adicional ao direito fundamental de todas as pessoas à liberdade de expressão, previsto no art. 5º, IV e IX, da Constituição. Assim, mesmo quando desbordem e se enquadrem em tipos penais, as palavras dos congressistas, desde que guardem alguma pertinência com suas funções parlamentares, estarão cobertas pela imunidade material do art. 53, “caput”, da Constituição (“Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”).
A imunidade parlamentar é uma proteção adicional ao direito fundamental de todas as pessoas à liberdade de expressão, previsto no art. 5º, IV e IX, da Constituição.
As palavras dos congressistas, desde que guardem alguma pertinência com suas funções parlamentares, estarão cobertas pela imunidade material do art. 53, “caput”, da Constituição.
Considerando os elementos e características que definem cada forma de Estado, assinale a alternativa correta.
A finalidade é o elemento do Estado que diz respeito à fundamentação da sua ação. Tais fundamentos são simultaneamente teleológicos (isto é, são relativos aos fins do Estado) e axiológicos (relativos aos valores sob os quais se orienta a ação do Estado). A mais importante tarefa da política está, justamente, em dirigir o poder do Estado para a realização de fins considerados legítimos pelo povo.
Considerando os seus conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa correta:
2- A democracia ateniense antiga (dos séculos V e IV a. C.) possui algumas características que a torna diferente das democracias modernas, ainda que estas se inspirem nela para se constituírem. São características da democracia ateniense, referentes ao período acima relacionado, as seguintes assertivas:
- Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.
- É uma democracia representativa, como as modernas. Um cidadão? Mais sábio? É escolhido para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um sobre os outros.
- É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.
- A democracia ateniense não exclui da política a ideia de competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios e competentes que outros (os cidadãos comuns), aqueles devendo exercer o poder sobres estes.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o desenvolvimento das sociedades ocidentais, assinale a alternativa correta.
Sua evolução passou da organização em grupos de famílias (clãs) diretamente para a formação das comunidades internacionais, como resultado da ação planejada dos governantes.
Sua evolução passou por várias etapas, que são explicadas pelos filósofos como desígnio divino.
Sua evolução passou pela formação do Estado Moderno, pois sem ele não havia qualquer forma de organização política para que pudessem se desenvolver.
Sua evolução passou pela organização dos indivíduos em família, grupos de famílias (clãs), cidades, Estados, nações e comunidades internacionais.
Sua evolução passou pela organização de indivíduos em família na Antiguidade, seguida pela criação dos Estados no mundo contemporâneo.