Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

2.128 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 213

O que é e para que serve a paragrafação?

A

A paragrafação é a técnica que acompanha a leitura analítica na compreensão do texto. De cada parágrafo, extrai-se a ideia-chave que se escreve em uma frase gramaticalmente correta. O conjunto de frases do texto facilita a produção da síntese e demais subgêneros acadêmicos.

B

Paragrafar é compreender as partes do texto, registrando as ideias em frases. Não é necessário preocupar-se com a correção gramatical das ideias, pois elas não serão utilizadas na produção de resenhas críticas e artigos. A técnica serve para gravar as informações do texto base.

C

Paragrafar é tirar a essência do texto, preocupando-se em registrar as ideias do texto em uma linha apenas, independentemente do número de parágrafos.

Leia o trecho a seguir: “A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade humana. Ela é o ‘cimento’ que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos, os mesmos costumes.” Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo. Moderna. 2005, p. 21. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da comunicação para o ser humano, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:

A
I e III.
B
I e II.
C
II e III.
D
III e IV.
E
I e IV.

Izar a transmissão de conhecimentos que fazem referência a pessoas, objetos, acontecimentos etc. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são falsas.

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

A

está repleta de informações confiáveis que constituem fonte única para a aprendizagem.

B

é um espaço aberto para a aprendizagem.

C

apresenta um grande número de ferramentas de pesquisa.

D

possui um infinito número de páginas virtuais.

E

apresenta dificuldade de acesso aos sites de pesquisa.

Leia o trecho a seguir: Conforme TERRA e NICOLA (2008), a língua permite que realizemos a substituição de ideias e objetos por signos visuais [...] Segundo a relação com o objeto a que se refere, o signo visual pode assumir diferentes representações do real. Fonte: TERRA, E.; NICOLA, J. Práticas de linguagem & produção de textos. São Paulo: Scipione, 2008, p. 27.

Considerando as informações trazidas e os estudos sobre as diferentes representações que os signos visuais podem assumir, associe os termos elencados a seguir com suas respectivas características.

  1. Ícones.
  2. Índices.
  3. Símbolos.
A
São signos que se fundamentam em convenções sociais e são arbitrários.
B
São signos que mantêm uma relação de contiguidade física com os objetos a que se referem.
C
São signos que apresentam analogia com os objetos a que se referem.

No trecho acima, há uma descrição da personagem Rita Baiana, dançando com agilidade. Para representar esse movimento, o autor utiliza várias formas verbais no gerúndio. Assinale a alternativa que traz a intencionalidade em usar essas formas verbais, e que tipo de implícito isso provoca:

A
O uso do gerúndio promove o efeito do movimento ágil, isso provoca um subentendido.
B
As formas verbais no gerúndio representam a personagem e seu efeito, isso provoca um pressuposto.
C
O uso dessas formas verbais não produz efeito, isso provoca uma inferência.
D
O uso do gerúndio foi apenas para mostrar a dança, isso provoca um implícito desconhecido.
E
Ao usar essa forma verbal, o autor quis mostrar o movimento da dança, isso resultou em um pressuposto verbal.

Ao considerar o Repente, a reportagem, o romance, o seminário, a tese e o verbete, pode-se afirmar que eles são exemplos de:

Assinale a alternativa correta:

A
Vícios de linguagem.
B
Frases.
C
Gêneros discursivos.
D
Orações.
E
Períodos.
Consideradas no contexto, as expressões “religioso consenso”, “orgânico” e “inexpugnada”, sublinhadas no texto, podem ser substituídas, sem alteração de sentido, respectivamente, por:
A
místico entendimento;
B
piedoso acordo;
C
secular conformidade;
D
fervorosa unanimidade;
E
espiritual ajuste;
Em uma situação formal de comunicação, o conhecimento linguístico é estabelecido pela padronização culta da língua. Assim, em qual das expressões abaixo o nível morfológico atende ao padrão culto da língua?
A
Os relatórios está complexos e completos.
B
As análises estão complexas e completas.
C
Os relatórios está complexo e completo.
D
Os relatórios estão complexos e completos.
Uma das variantes a ser estudada diz respeito aos níveis de linguagem. No processo de comunicação, torna-se imprescindível que o falante (emissor) faça a seleção das variantes da língua, ou seja, as formas adequadas para cada situação, considerando alguns aspectos, tais como: o que dizer, para quem dizer, em que lugar e como dizer. Analise o fragmento a seguir:

“A memória paulista está em risco. Um levantamento inédito produzido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, mostra que 86% dos 415 museus paulistas têm, ao menos, um problema grave”.

Sobre o nível de linguagem presente, assinale a alternativa:
A
Nível formal.
B
Nível informal.
C
Nível coloquial.
D
Nível alfabético.