Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

13 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 2
Um estudo de Coorte está sendo desenvolvido na cidade de Bambuí, Minas Gerais, onde estão sendo acompanhados todos os residentes na comunidade com mais de 60 anos de idade (aproximadamente 1.700 pessoas). Este tipo de estudo permite:
A
determinar a incidência de eventos adversos de saúde entre idosos, orientando estratégias de prevenção adequadas à realidade nacional;
B
contribuir para o entendimento da etiologia de algumas doenças;
C
estudar fatores culturais, comportamentos e estilos de vida que podem variar entre comunidades e países, associados a xesses eventos.
D
não contribui para o entendimento da etiologia de algumas doenças.
E
não permite estudar fatores culturais, comportamentos e estilos de vida que podem variar entre comunidades e países, associados a xesses eventos.

Qual é o contexto histórico do conceito de epidemiologia?

A
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
B
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
C
Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.
D
Todas as afirmativas estão corretas.

What are the two types of epidemiological studies and how are they classified?

A

Experimental and observational studies. Experimental studies are those in which the researcher studies the effects of exposure or absence of a certain factor, deciding which elements of the research will be exposed or not. Observational studies are those in which information is collected, and the experimental method is not used, as there is no intervention by the researcher, observations are made over time and allow the conclusion of the cause.

B

Experimental and descriptive studies. Experimental studies are those in which the researcher studies the effects of exposure or absence of a certain factor, deciding which elements of the research will be exposed or not. Descriptive studies describe a health situation or condition in relation to time, place, and individual, and can relate, for example, to the distribution of the disease in the population in relation to sex, age, location, or other characteristics.

C

Observational and descriptive studies. Observational studies are those in which information is collected, and the experimental method is not used, as there is no intervention by the researcher, observations are made over time and allow the conclusion of the cause. Descriptive studies describe a health situation or condition in relation to time, place, and individual, and can relate, for example, to the distribution of the disease in the population in relation to sex, age, location, or other characteristics.

What is epidemiology?

Epidemiology is the study of the distribution and determinants of health-related states or events in specific populations, and its application in the prevention and control of health problems.

The main object of study of epidemiology are the factors that determine the frequency and distribution of diseases in human communities.

The distribution of the disease refers to how the disease behaves in relation to time and place, and can be understood as a non-random form of disease distribution in a particular location.

A
Only I is correct.
B
Only II is correct.
C
Only III is correct.
D
I, II and III are correct.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



I - Permitiu que a organização/ distritalização das ações em saúde baseadas nos DSEIs, ocorresse rapidamente, e com parte das ONGs era indígenas.

II - Associações indígenas ganharam experiência administrativa na gestão de recursos oriundos do poder público, sendo superado o estigma da incapacidade instituído pelo regime da tutela aos povos indígenas.

III - Com o objetivo de executar as ações necessárias na promoção da assistência à saúde da população indígena, tendo assumido perfis diversos conforme a região do Brasil.

A
II;III;I
B
I;II;III
C
III;II;I
D
III;I;II
E
I; III; II

Qual é o principal objetivo do estudo descrito no artigo 'Epidemiologia, Atividade Física e Saúde'?

A

Descrever o perfil das vítimas com ferimentos por projéteis de arma de fogo e dos custos assistenciais em um hospital da Rede Viva Sentinela.

B

Fazer uma revisão dos principais aspectos, paradigmas, conceitos e definições da epidemiologia, atividade física e saúde.

C

Descrever os primeiros casos de febre pelo vírus Zika investigados em municípios da região Nordeste do Brasil, 2015.

D

Mostrar como as políticas de saúde devem se adequar às constantes mudanças no perfil de saúde das populações.

Segundo Garnelo (2012), apesar dos anos de espera pelo reconhecimento de um sistema de atenção a saúde que atendesse às especificidades do povo indígena, ainda há pontos de tensão na esfera da gestão a serem solucionados, relações que tem sido marcadas por conflitos e contradições em transferências das execuções de ações de saúde. Um dos pontos de tensão apontados pela autora está relacionado com o fato de que essa política em saúde deve ser de atenção integral de uma única esfera de governo, mas isso não acontece em virtude de haver:
A
Interesse político e financeiro de esfera estadual, o que possibilitaria mais repasse de verba para determinado Estado, uma vez que há o envolvimento de dois Ministérios em ações essenciais aos interesses políticos, tais como saúde e ação social por meio do PBF.
B
Dificuldades na composição de equipes multiprofissionais capacitadas a realizar ações de saúde nessa população, que atendam adequadamente suas demandas e especificidades.
C
Dificuldades de relacionamento com as gestões municipais, contrárias às questões indígenas, pois há a descentralização das ações de saúde da esfera federal – responsável pelo desenvolvimento das políticas de proteção aos direitos indígenas - para a esfera municipal - conforme regulamentação do SUS.
D
Um êxodo dos integrantes das aldeias que teriam condições culturais e educacionais de auxiliarem os profissionais na comunicação, conhecimento e atendimento da população residente nas aldeias.
E
Políticas assistenciais incapazes de dar respostas adequadas às demandas de saúde e sociais, identificadas nessa população, que também possui dificuldades de acessibilidade.
Garnelo (2012) aponta que em um período de implementação da ideologia neoliberal no país, em um cenário em que haviam demandas e oportunidades políticas, é que há a implantação do SASI, o que gerou dificuldade na ampliação da oferta de ações de saúde e promoção de uma extensão satisfatória de cobertura assistencial. Algumas medidas, apesar de não receberem a aprovação de todos os envolvidos, foram tomadas. Analise as duas colunas a seguir e estabeleça uma relação entre as colunas: I – Terceirização II – Celebração de convênios III – Ineditismo histórico ( ) Permitiu que a organização/ distritalização das ações em saúde baseadas nos DSEIs, ocorresse rapidamente, e com parte das ONGs era indígenas. ( ) Associações indígenas ganharam experiência administrativa na gestão de recursos oriundos do poder público, sendo superado o estigma da incapacidade instituído pelo regime da tutela aos povos indígenas. ( ) Com o objetivo de executar as ações necessárias na promoção da assistência à saúde da população indígena, tendo assumido perfis diversos conforme a região do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
II;III; I
B
I;II;III
C
III;II;I
D
III;I;II
E
I; III; II

Quais são os dois tipos de estudos epidemiológicos e como são classificados?

A
Estudos experimentais e observacionais. Estudos experimentais são aqueles em que o pesquisador estuda os efeitos da exposição ou ausência de um certo fator, decidindo quais elementos da pesquisa serão expostos ou não. Estudos observacionais são aqueles em que as informações são coletadas, e o método experimental não é utilizado, pois não há intervenção do pesquisador, as observações são feitas ao longo do tempo e permitem a conclusão da causa.
B
Estudos experimentais e descritivos. Estudos experimentais são aqueles em que o pesquisador estuda os efeitos da exposição ou ausência de um certo fator, decidindo quais elementos da pesquisa serão expostos ou não. Estudos descritivos descrevem uma situação ou condição de saúde em relação ao tempo, lugar e indivíduo, e podem relacionar, por exemplo, à distribuição da doença na população em relação ao sexo, idade, localização ou outras características.
C
Estudos observacionais e descritivos. Estudos observacionais são aqueles em que as informações são coletadas, e o método experimental não é utilizado, pois não há intervenção do pesquisador, as observações são feitas ao longo do tempo e permitem a conclusão da causa. Estudos descritivos descrevem uma situação ou condição de saúde em relação ao tempo, lugar e indivíduo, e podem relacionar, por exemplo, à distribuição da doença na população em relação ao sexo, idade, localização ou outras características.

Quais são os dois tipos de estudos epidemiológicos e como são classificados?

A
Estudos experimentais e observacionais. Estudos experimentais são aqueles em que o pesquisador estuda os efeitos da exposição ou ausência de um certo fator, decidindo quais elementos da pesquisa serão expostos ou não. Estudos observacionais são aqueles em que as informações são coletadas, e o método experimental não é utilizado, pois não há intervenção do pesquisador, as observações são feitas ao longo do tempo e permitem a conclusão da causa.
B
Estudos experimentais e descritivos. Estudos experimentais são aqueles em que o pesquisador estuda os efeitos da exposição ou ausência de um certo fator, decidindo quais elementos da pesquisa serão expostos ou não. Estudos descritivos descrevem uma situação ou condição de saúde em relação ao tempo, lugar e indivíduo, e podem se relacionar, por exemplo, à distribuição da doença na população em relação ao sexo, idade, localização ou outras características.
C
Estudos observacionais e descritivos. Estudos observacionais são aqueles em que as informações são coletadas, e o método experimental não é utilizado, pois não há intervenção do pesquisador, as observações são feitas ao longo do tempo e permitem a conclusão da causa. Estudos descritivos descrevem uma situação ou condição de saúde em relação ao tempo, lugar e indivíduo, e podem se relacionar, por exemplo, à distribuição da doença na população em relação ao sexo, idade, localização ou outras características.