Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

8.552 questões encontradas(exibindo 8)

Página 1 de 856

¿Qué es la Economía del Desarrollo?

A

La parte de la Economía Política que se ocupa del estudio de los mecanismos económicos, sociales e institucionales, tanto públicos como privados y comunitarios, que son necesarios para lograr una mejora sustantiva de las condiciones de vida de la población con mayores carencias en los países y territorios de menor grado de desarrollo.

B

La parte de la Economía Política que se ocupa del estudio de los mecanismos económicos, sociales e institucionales, tanto públicos como privados y comunitarios, que son necesarios para lograr una mejora sustantiva de las condiciones de vida de la población con mayores carencias en los países y territorios de mayor grado de desarrollo.

C

La parte de la Economía Política que se ocupa del estudio de los mecanismos económicos, sociales e institucionales, tanto públicos como privados y comunitarios, que son necesarios para lograr una mejora sustantiva de las condiciones de vida de la población en general, independientemente del grado de desarrollo del país o territorio.

Dentre as consequências do desenvolvimento da lavoura cafeeira na São Paulo do início do século XX, cita-se:

A

urbanização, a industrialização e a ascensão de São Paulo à posição de metrópole regional, o acúmulo de despossuídos na cidade, fruto da política imigratória e aviltamento dos salários.

B

promoção da imigração sob rígido controle, evitando-se a formação de um exército reserva com excedentes populacionais europeus.

C

manutenção da escravidão como base da mão de obra cafeeira, já que os cafeicultores temiam as revoltas sociais lideradas por trabalhadores europeus.

D

ausência de crises no setor cafeeiro, o que permitiu o desenvolvimento contínuo da cidade de São Paulo.

E

Ruas, vilas e cortiços passavam a ser tratados pelo governo como as questões urbanas e sociais, privilegiando-se a integração sem traumas dos habitantes urbanos.

O debate sobre a reforma do sistema tributário brasileiro, iniciado em meados da década de 1990, tem apontado diversas distorções no sistema atual, herdado da Constituição de 1988 e de algumas medidas posteriores. Entre as alternativas abaixo, assinale a que expressa argumentos deste debate, relacionando-os corretamente com um ou mais dos princípios gerais da tributação:
A
o excesso de impostos/contribuições cumulativos, aliado à elevada carga tributária (em torno de 35\\% do PIB), reduz a competitividade dos produtos brasileiros no exterior e no mercado doméstico, ferindo, assim, o princípio da progressividade, porque impõe elevado custo de produção às empresas;
B
o excesso de impostos/contribuições cumulativos, aliado à elevada carga tributária (em torno de 35\\% do PIB), reduz a competitividade dos produtos brasileiros no exterior e no mercado doméstico, ferindo, assim, o princípio da neutralidade, porque representa um desincentivo às exportações.
C
a elevada carga tributária no Brasil fere o princípio da equidade;
D
a descentralização fiscal promovida pela Constituição de 1988 deve ser revista, porque fere o princípio da simplicidade, já que envolve tipos distintos de impostos;
E
a substituição dos impostos cumulativos por um imposto sobre valor adicionado tornaria o sistema tributário brasileiro mais eficiente, no que tange ao princípio da equidade.

Quais foram os fatores que resultaram nessa escolha?

A
Mão de obra excedente da mineração, proximidade com o porto de Santos e empresariado com recursos do comércio com a capital do país.
B
Mão de obra excedente do algodão, proximidade com os EUA e empresariado com recursos da produção de algodão.
C
Mão de obra excedente do açúcar, proximidade com o porto e baixa capitalização.
D
Mão de obra excedente do açúcar, proximidade com os EUA e baixa capitalização.

Escolha uma opção:

A

O conceito exemplifica a dependência dos países latinoamericanos pela exportação de gêneros primários, que acaba por condicionar inserção subordinada das economias latino-americanas nos fluxos internacionais de capital, de acordo com o modelo da CEPAL.

B

De acordo com esta expressão, pode-se exemplificar a contínua desvalorização (deterioração) dos bens de capital nas economias latino-americanas, em função dos longos intervalos para a realização de investimentos desencadeada pela dificuldade de concentração de capital.

C

O conceito exemplifica as consequências do processo de ‘integração competitiva’, na qual as diferenças entre o uso da tecnologia nas estruturas produtivas dos países latino-americanos em relação aos países desenvolvidos acabam por reduzir a competitividade dos primeiros no mercado internacional.

D

A abordagem da ‘deterioração dos termos de troca’ está associada à tendência de queda nos preços dos bens de consumo duráveis produzidos pelas economias ‘centrais’, em função da difusão dos padrões tecnológicos que acabam por reduzir a competitividade das empresas responsáveis pelo lançamento de um projeto inovador.

E

A expressão destacada permite avaliar as condições pelas quais as nações asiáticas se desenvolveram no século XX, mediante investimentos no setor de eletroeletrônica e na produção de outros bens com alto valor agregado.

Assim, considerando a citação acima e o conteúdo abordado no texto-base sobre Lula e Dilma, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O governo Lula se beneficiou do cenário externo favorável durante maior parte de seu mandato, já o mesmo não pode ser atribuído ao governo de Dilma.


Pois:


II. A relação de continuidade entre o governo Lula e Dilma se deve principalmente ao elevado crescimento econômico em ambos períodos, com estabilidade fiscal.


Agora, assinale a alternativa correta.

A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
E
As asserções I e II são proposições falsas.

Sobre a industrialização brasileira, assinale o que for correto.

A

O Brasil não passou pelo processo de substituição de importações sendo totalmente dependente da compra de tecnologia industrial externa.

B

A Zona Franca de Manaus, localizada na região Norte, possui relevância na produção de eletrônicos para o país.

C

Apesar de haver desconcentração de atividade industrial no país, a maior parte desta atividade econômica encontra-se na região Sudeste.

D

O Plano de Metas, do presidente Juscelino Kubitschek, elevou o Brasil do patamar de país periférico do capitalismo a país desenvolvido, com criação de centros de pesquisa tecnológica, culminando no adiantado processo industrial brasileiro dos dias atuais.

O projeto de desenvolvimento da economia brasileira refere-se a um processo bastante importante para a história econômica do país. Contudo, não estiveram ausentes muitos conflitos sociais para que a chamada Velha República fosse superada, tal como a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado.

Sobre os precedentes do desenvolvimento econômico brasileiro entre os séculos XIX e XX, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Muitas foram as Revoltas que contribuíram com o declínio da República Velha e, assim, dar impulso a um movimento em direção ao processo de industrialização no Brasil.

PORQUE

II- A Velha República procurava defender os ideários sociais, opor-se à política cafeeira, além de se posicionar contra as políticas centralistas e autoritárias de muitos presidentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

A
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.