Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
1.984 questões encontradas(exibindo 10)
O Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico que provocou transformações na sociedade. Expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, trazendo grandes mudanças. Muitas das obras surgidas nesse período tornaram-se grandes referências, sendo reproduzidas e difundidas fortemente, inclusive pela cultura pop. Assim, pode-se afirmar que as artes plásticas representam as principais tendências da cultura renascentista. Sobre esse tema, assinale a opção correta.
A argumentação é um aspecto central em uma redação dissertativa, e a escolha de argumentos adequados pode influenciar diretamente a persuasão do texto. Qual das alternativas a seguir representa um tipo de argumento que pode ser considerado mais eficaz em uma redação, especialmente quando se busca convencer o leitor sobre uma determinada posição?
Argumento baseado em opiniões pessoais sem embasamento.
Argumento baseado em dados estatísticos e pesquisas científicas.
Argumento que apela para emoções sem fundamentação lógica.
Argumento que se baseia em suposições e generalizações.
Segundo a crítica em geral, a obra de Graciliano Ramos teria um estilo, um quê de linguagem à moda de:
Lima Barreto
Euclides da Cunha
Machado de Assis
Com base nestas informações, marque a opção que apresente as características da dissertação.
Predominância de caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.
Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
Tipo textual marcado por uma linguagem simples e objetiva, sendo que um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.
Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.