Questão de Direito de Família

Em relação ao usucapião especial urbano individual e ao usucapião familiar pro morare, quais são os pressupostos comuns?

A
Exercício de posse mansa, pacífica e ininterrupta sobre imóvel urbano com extensão de até duzentos e cinquenta metros quadrados, para fins de moradia própria ou da família, não podendo ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural e não lhe tendo sido concedido tal usucapião em momento anterior.
B
O reconhecimento do usucapião especial não pode ser obstado por eventual previsão, em legislação infraconstitucional, de metragem mínima da propriedade urbana.
C
Preenchidos os requisitos do art. 183 da Constituição Federal, o reconhecimento do direito à usucapião especial urbana não pode ser obstado por legislação infraconstitucional que estabeleça módulos urbanos na respectiva área em que situado o imóvel (dimensão do lote).
D
O usucapião familiar pro morare visa permitir que o cônjuge ou companheiro que permaneça no imóvel familiar, com a saída definitiva do outro consorte ou convivente, possa opor a este a pretensão de usucapir a parte que lhe pertença, passando a titularizar a totalidade da propriedade outrora mantida em regime de comunhão entre o ex-casal.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!