A distinção entre dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem é importante para que sejam realizados os encaminhamentos e intervenções adequados. A partir da queixa de baixo rendimento escolar de uma criança, apresentada pela escola e/ou por familiares, analise a distinção entre os quadros de dificuldade escolar e os de transtorno de aprendizagem e assinale a alternativa correta.
As dificuldades escolares e os transtornos de aprendizagem são sinônimos, não existindo qualquer referência teórica que justifique tal distinção.
Os transtornos de aprendizagem são caracterizados como uma desestruturação da linguagem decorrente de uma lesão neurológica de origem vascular.
As dificuldades escolares se referem aos problemas inerentes à escola e aos métodos de alfabetização utilizados, enquanto os transtornos são alterações de ordem neurológica e psiquiátrica.
Os transtornos de aprendizagem se caracterizam por variações normais de aprendizagem da leitura e escrita. As dificuldades escolares constituem os quadros patológicos de dislexia, discalculia, disortografia e disgrafia.
A dificuldade escolar é um quadro psicológico/pedagógico, enquanto o transtorno de aprendizagem é um quadro relacionado à lesão neurológica.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!