Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

7.857 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 786

Sobre este tema, avalie as sentenças a seguir:

I. A legislação ambiental brasileira é conhecida por sua abordagem abrangente e progressiva à proteção ambiental, abrangendo uma ampla gama de questões, como conservação da biodiversidade, desmatamento, gestão de recursos hídricos e disposição de resíduos.

II. O principal marco legal de proteção ambiental no Brasil é a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), que estabelece os princípios e diretrizes para a proteção e conservação do meio ambiente em todo o país.

III. O Brasil tem leis rígidas para proteger sua vasta e ecologicamente diversificada floresta amazônica, incluindo medidas para combater o desmatamento ilegal, grilagem de terras e atividades de mineração ilegal. Essas leis são cruciais no esforço global para preservar um dos ecossistemas mais críticos do mundo e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

A
II e III, apenas.
B
II, apenas.
C
I, apenas.
D
I, II e III.
E
I e III, apenas.

Periodicamente a Polícia Ambiental faz blitz fiscalizando o volume de sons produzido pelas diversas casas noturnas de Macapá e Santana.
Qual dos institutos abaixo normatiza a respeito desse tema?

A

Constituição do Estado do Amapá.

B

Instrução Normativa nº 001/99.

C

Lei nº 919/2005.

D

Lei nº 165/94.

E

Lei nº 1.149/2007.

A sequência que substitui as palavras sem perda semântica é

A
eximir – trivial.
B
medir – arcaico.
C
agregar – logrado.
D
vistoriar – comum.
E
permutar – supérfluo.

Considerando a importância das leis ambientais brasileiras e conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental e seus aspectos legais, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:

  1. Lei n°
  2. Lei n°
  3. Lei n°
  4. Lei n° 6.938/1981.
  5. Lei

Dispõe sobre a política, fins e mecanismos de proteção ao meio ambiente.

Penaliza condutas lesivas ao meio ambiente.

Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da

Aborda questões relacionadas ao manejo de resíduos sólidos no Brasil.

Estabelece o Código Florestal

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A
1, 2, 3, 4, 5
B
5, 4, 3, 2, 1
C
4, 5, 3, 2, 1
D
5, 4, 2, 1, 3
E
4, 5, 1, 3, 2

O que acontece no comportamento do preço, quando na relação oferta x demanda, a demanda ou procura aumenta para um dado produto ou serviço?

A

O preço aumenta porque a quantidade procurada é maior.

B

O preço diminui porque a quantidade procurada é maior.

C

O preço permanece o mesmo independente da demanda.

D

O preço aumenta porque a quantidade procurada diminui.

E

O preço permanece o mesmo porque a quantidade procurada é estável.

De acordo com o processo de avaliação de impacto ambiental, é correto afirmar:
A
Os estudos de impacto ambiental são obrigatórios e uma exigência legal.
B
Os estudos de impacto ambiental são opcionais e não possuem base legal.
C
Os estudos de impacto ambiental são realizados apenas em casos específicos.
Com base nos princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental, assinale a alternativa que apresenta propostas de Educação Ambiental alinhadas a esses princípios.
A
O foco das propostas de Educação Ambiental para a população da área de influência direta será a disseminação de conhecimentos, incentivando ações conservacionistas para as áreas naturais, que podem contribuir para a prevenção de doenças como malária, leishmaniose tegumentar e dengue.
B
O foco das propostas de Educação Ambiental para os grupos indígenas estará no incentivo à continuidade da exploração de recursos naturais e do extrativismo vegetal, meios de subsistência dessas culturas, estratégia que deve se estender à população da área de influência indireta.
C
O foco das propostas de Educação Ambiental para a população urbana será estruturado na busca por maior justiça social a partir da produção de energia elétrica, por meio da escolha de uma nova matriz de desenvolvimento local que gere empregos e dissemine esta proposta.
D
O foco das propostas de Educação Ambiental para os quilombolas preverá a conservação da cultura local, bem como sua disseminação como prática norteadora do desenvolvimento local e do empoderamento dos demais grupos sociais.
E
O foco das propostas de Educação Ambiental para os pescadores enfatizará os estudos da ictiofauna local, tais como dourada, pirarucu e piramutaba, com vistas a garantir seu estoque futuro. Este estudo será realizado por equipes formadas por pesquisadores de universidades consorciadas.

Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:

  1. Se por um lado os projetos hidrelétricos contribuem positivamente para a equidade entre as gerações atuais e futuras, por usarem uma fonte renovável e limpa, por outro lado, também contribuem negativamente para a equidade entre diferentes grupos e indivíduos e entre comunidades locais e regionais, pois estes são afetados distintamente por tais projetos.
  2. Os empreendimentos hidrelétricos não causam nenhum transtorno a ninguém, só tem benefícios para a população de maneira geral.
  3. Os recursos hídricos de uma bacia só podem ser utilizados para geração de energia elétrica se todos os habitantes do seu entorno estiverem de acordo.
A
A primeira afirmativa é verdadeira e as demais são falsas.
B
A segunda afirmativa é verdadeira e as demais são falsas.
C
A terceira afirmativa é verdadeira e as demais são falsas.
D
Todas as afirmativas são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são falsas.

A Crise Ambiental Atual

A
A Convenção do clima e da Biodiversidade foram dois dos importantes documentos produzidos durante esse evento.
B
ambiental / econômico / social.
C
Apenas II.
D
Apenas a I.
E
O Protocolo de Quioto.

36 - De acordo com o Código de Obras das Ações de Iniciativa Privada e Pública sobre a Morfologia do Município de Campo Magro, são obras de transformação ambiental:

A

a conservação de edificações com valor histórico e de espécimes arbóreos com diâmetro, na base, igual ou superior a 35 cm.

B

as adaptações das condições ambientais no interior das edificações, nos remanescentes dos terrenos e nas imediações urbanas.

C

a manutenção, conservação, paisagismo e preservação de vias e logradouros.

D

a construção de edifícios públicos e obras de qualquer natureza de domínio de União, Estado ou Município.

E

os serviços de demolição predial em edificações que, a critério da Prefeitura Municipal, façam parte de patrimônio cultural da comunidade como elemento relevante ou referencial da paisagem.